Exposição Actual

Press Release

NOUS consiste num grupo de pinturas e num livro de artista. Por sua vez, as pinturas, dividem-se em duas séries, a saber, Estrelas e SN (Siderius Nuncius ).

Para o desenvolvimento  do trabalho,  o artista considerou  para lá da própria definição do termo “nous” (à luz da filosofia), também o titulo do livro Siderius Nuncius (Mensageiro das Estrelas) de Galileu Galilei.  O processo que levou à realização deste corpo de trabalho assenta na curiosidade do artista pelo género do nocturno na pintura de paisagem. Assim como da vontade de tentar explorar o tema impressionado por Whistler, bem como outros autores de paisagem, norteamericanos como F. E. Church. 

A este desejo, juntou-se o uso da rede social Tumblr, onde foi tomando contacto com todo o tipo de referências culturais populares e onde amiúde, já tinha coleccionado um grupo de imagens de carros. Em 2016 outro ponto que é importante referir  são  as visitas regulares ao  site “Nasa day event”, onde a agência espacial norte-americana coloca uma imagem do seu acervo todos os dias, e que logo se configurou como uma peça importante para a conjuntura que aos poucos foi criando.

Todas estas motivações confluíram neste corpo de trabalho que apresenta no Modulo e que solicitaram por sua vez, a necessidade da construção de um livro de artista (com o mesmo nome), onde muitas destas problemáticas são colocadas no contexto alargado do percurso de trabalho do artista.  

PEDRO CALHAU tem vindo a despertar atenção de vários coleccionadores institucionais, como particulares. Obras suas figuram nas colecções da Fundação Carmona e Costa e Fernando Figueiredo Ribeiro (Quartel, Abrantes) ou MG do Alvito.